sexta-feira, 29 de abril de 2011

Moderadores & Inibidores apetite.

Cada vez mais as pessoas utilizam os inibidores de apetite como a solução para emagrecer. Cerca de 40% dos brasileiros e 50% dos portugueses, 75 milhões de pessoas, estão acima do peso. Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde o consumo de inibidores de apetite e diuréticos, para fins de controlo de peso, no Brasil e em Portugal aumentou cerca de 500%.

De todos os produtos para emagrecer, sem dúvida que os inibidores de apetite são dos mais conhecidos. Os inibidores ou moderadores de apetite são compostos que agem diminuindo ou eliminando a sensação de fome, e como consequência, diminuindo a ingestão diária de calorias. Devido ao desequilíbrio voluntário na ingestão de calorias surge o emagrecimento. Porém, o uso indiscriminado de certos inibidores de apetite ou diuréticos poderá provocar alguns efeitos secundários. Devido a estes potenciais efeitos colaterais, entende-se que o uso deste tipo de composto emagrecedor é recomendado apenas em casos especiais de obesidade mórbida, e com acompanhamento médico.

Como funcionam ?

Actualmente, estes produtos podem agir de três maneiras diferentes: inibindo o apetite, estimulando a saciedade ou bloqueando a absorção intestinal de gorduras. Alguns dos produtos que inibem o apetite, os chamados anorexígenos, são substâncias que como as anfetaminas, podem provocar dependência, apesar de ser relativamente rara, quando utilizados adequadamente e com acompanhamento. Note que a utilização de anfetaminas e de outros anorexígenos foi proibido nos países da União Europeia. O segundo grupo, o dos sacietógenos, reúne produtos que têm como principal mecanismo de acção o estímulo da sensação de saciedade. Com os estimulantes da saciedade, a pessoa não pula refeições, simplesmente, pára de comer mais cedo, porque se sente satisfeita. O terceiro grupo é o dos inibidores da absorção de gordura, os diuréticos. A sua acção consiste na inibição da absorção intestinal de cerca de 30% da gordura ingerida.
Atenção, não confundir anorexígenos, diuréticos e anfetaminas com inibidores de apetite naturais, como é o caso do Thermojetics Amarelo da Herbalife, um produto testado e aprovado pelo Ministério da Saúde. O Thermojetics Amarelo ajuda a controlar a vontade de petiscar entre as refeições; é feito à base de plantas e outros componentes botânicos, como a Garcínia Gambogia.

Quem deve usar inibidores do apetite ?

A decisão de usar ou não produtos reguladores de apetite deve ser tomada com o auxílio do seu Treinador Shapeworks, baseando-se na avaliação cuidadosa dos benefícios e dos riscos envolvidos. Está bem comprovado que o excesso de peso pode trazer graves problemas de saúde. Na maior parte dos casos de obesidade mórbida a relação riscos / benefícios será extremamente favorável. Contudo, é de referir que muitas pessoas que procuram produtos para inibir o apetite estão dentro da faixa de peso considerada normal. Nestes casos, em que o problema se resume à estética corporal, questiona-se a conveniência de usar qualquer produto para emagrecer.
As directrizes recomendadas pelas principais entidades internacionais de obesidade são unânimes em recomendar o uso de inibidores de apetite para pessoas com um índice de massa corporal superior a 30, obesidade moderada. Situações especiais devem ser analisadas por um médico.

Distúrbios do apetite : anorexia e bulimia

A anorexia nervosa e a bulimia são distúrbios do apetite caracterizados por um comportamento alimentar bizarro. Ocorrem com muito mais frequência no sexo feminino do que no masculino, e acometem pessoas que têm uma preocupação excessiva com a aparência, a estética e a forma do corpo. A anorexia nervosa está presente em aproximadamente 1% das adolescentes ou jovens adultas, enquanto que a incidência da bulimia é de aproximadamente 5%. A principal característica da anorexia nervosa é uma visão distorcida da imagem corporal. Existe um medo mórbido de ganhar peso ou tornar-se obesa. Já a bulimia nervosa caracteriza-se por uma compulsão alimentar descontrolada.
Esses distúrbios do apetite e da alimentação acompanham-se de morbidade significativa. A anorexia nervosa provoca todos os distúrbios associados à desnutrição. Já a bulimia nervosa associa-se mais frequentemente aos efeitos físicos dos vómitos. As pessoas portadoras de distúrbios do apetite não devem envergonhar-se de procurar ajuda especializada, muito pelo contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário